Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

domingo, 22 de abril de 2012

A importância de ensinar a brincar sozinho

Olá mamães!

Hoje estava pensando neste assunto porque é algo que precisei lembrar a mim mesma, agora com o segundo filho, a Larissa, que aliás já está quase com 2 aninhos!

É nesta idade (na verdade até antes) que começamos a colher muitos dos frutos do que plantamos nos primeiros meses ou ano da vida do nosso bebê. Muitas das coisas que fizemos ou deixamos de fazer quando eles são bebês começam então a comprovar se o que fizemos foi bom ou foi ruim! Às vezes fazer um bebê dormir no colo, balançando, etc, não parece ser tão ruim nos primeiros meses, mas depois que esse bebê está com 1 aninho começamos a nos arrepender quando nossos braços doem ou quando a curiosidade pelo mundo começa a fazer nossos queridos anjinhos testarem muito mais os seus limites! Por isso que o livro Nana Nenê ensina a criarmos nossos filhos dentro do funil (leia mais aqui) - dando liberdade aos poucos para não termos de corrigir tanto depois. Se damos mais limites hoje, amanhã poderemos dar mais liberdade quando nosso filho já estiver maduro para ter essa liberdade. Se damos muita liberdade hoje, poderemos ter problemas mais sérios amanhã, quando decidirmos que precisam de mais limites! Precisamos ensinar hoje pensando no amanhã!

Como estava dizendo, lembrei disso tudo outra vez com a Larissa. Com o Tiago, seguimos o conselho do Nana Nenê em ensinar a brincar sozinho, ou independente. Ter o tempo de "cercadinho" onde o bebê brinca sozinho por um tempinho (se quiser ler mais sobre o tempo de cercadinho, ou brincar independente, clique no marcador "cercadinho"), depois passando a ser tempo no quarto, que chamamos de "quiet time" ou "horário silencioso". Com o primeiro filho sinto que isso é mais fácil, pois não é possível dar atenção o tempo todo para ele ou ela (como disse a Talita neste update). Então acabam aprendendo a brincar sozinho às vezes, mesmo que não haja um tempo designado para isso. Porém, sinto que com o segundo filho exige uma atitude pró-ativa da mãe e do pai em realmente fazer algo pensando nos frutos do futuro. Digo isso porque o segundo filho tem o mais velho/velha para brincar junto, o que é maravilhoso! É muito bom ter alguém com quem seu filho possa brincar em casa, o tempo todo. O Tiago (4 anos) e a Larissa (quase 2 aninhos) se dão muito bem e amam brincar juntos! Ela já cresceu com ele sempre presente então ela está acostumada a estar sempre com alguém pra brincar, principalmente porque aqui nos EUA o Tiago só vai a escola 2x por semana, e neste momento eu e ela temos nosso tempo juntas. Por isso nunca senti a NECESSIDADE de designar um tempo para ela brincar sozinha.

Porém, quando a rotina aqui em casa mudou, começamos a ver que falhamos nisso. Meu marido começou a ficar com a Larissa em casa enquanto eu trabalhava, só ele e ela. Ele está fazendo MBA então às vezes precisa estudar ou fazer lição de casa e a Larissa não deixava ele fazer NADA. Ela exige atenção o tempo inteiro e não sossega até que alguém esteja brincando com ela, dando 100% de atenção a ela. Isso começou a ser um problema! Quando comentei com minha cunhada (que foi minha maior inspiração a ler e conhecer o material dos Ezzos e aplicar com meus próprios filhos) que a Larissa não deixava o Marcos fazer nada, ela me lembrou da importância de ensinar a brincar sozinho. Hoje comecei a colocar isso em prática, então ainda coloco um update aqui sobre como o processo será, mas preciso muito ser pró-ativa nesse sentido agora! Claro que brincamos com ela e temos tempo de qualidade com ela, mas sabemos que é muito importante a criança saber brincar sozinha também, usar a criatividade e a imaginação e saber se concentrar numa atividade ou brinquedo.

Normalmente nosso mais velho tem "quiet time" após o almoço, que seria o horário da soneca que ele não tira mais. Mamães, não tenho como expressar a importância desse horário silencioso. Quando nossos bebês crescem e não precisam mais de soneca (dependendo da criança isso pode acontecer perto dos 3 aninhos, às vezes mais tarde) parabenizamos nossos filhos por terem crescido tanto e por poderem substituir o tempo da soneca pelo horário silencioso, um momento em que eles podem brincar no quarto com os brinquedos, ver livrinhos, etc. O Tiago sabe que neste momento do dia ele não pode sair do quarto a não ser que seja para ir no banheiro e não pode fazer muito barulho (pra não acordar a Larissa). Hoje, ao invés de colocar a Larissa para tirar uma soneca depois do almoço, dei a ela o seu próprio "quiet time" igual ao irmãozinho. Como ela gosta muito de imitá-lo, achei que seria mais fácil ela fazer ao mesmo tempo que ele. Falei pra ela, "agora o Tiago vai ter quiet time no quarto dele e a Lala no quarto dela!". Dei um livro de colorir pra cada um e falei pra ela ficar no quarto dela. Ela queria ficar saindo, mas fiquei lembrando-a de que agora era hora dela ficar no quarto dela, e o Tiago no dele. Quando ela finalmente ficou, esperei um pouco e, antes de se tornar algo "ruim" pra ela já entrei falando "pronto! Agora está na hora da Lala nanar" e coloquei-a no berço. Aos poucos vou estendendo esse momento dela brincar sozinha e de repente quando estiver acostumada eu troco para outro horário do dia. Vamos ver!

E você, como ensinou seu filho/filha a ter tempo de brincar independente?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!